Dna de Vendas - Glossário

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ÍNDICE

AE ou Account Executive 5 Churn Rate 12 Efeito Serrote 20


AIDA – Attention, Interest, Ciclo de Vendas 13 Farmers 21
Desire and Action 5 CPL 13 Field Sales 21
Aquisição 5 CPC 13 Fluxo de Cadência 22
BANT 6 Closers 14 Follow-up 22
BDR - Business Development Coaching 14 Funil de Vendas 22
Representative (BDR) 6
Cold Call 14 Ganho 23
Benchmark 7
Cold Mail 15 Gatilho de Passagem 23
Benchmarking 7
Conversão 15 Gatekeepers 23
Blacklist 7
CTA - Call-to-action 16 HR - Hand Raised 24
BSC- Balanced Scorecard 8
CRM - Customer Relationship High Touch Sales 24
Budget (orçamento) 8 Management 16 Hunters 24
Buyer Jorney - Jornada do CRM de Vendas 17
Comprador 9 ICP - Ideal Customer Profile 25
Cross Selling - Venda Cruzada 17 Impressões 25
Buying Signal 9
Customer Success - Sucesso Inbound Sales 26
B2B - Business to Business 10 do Cliente 18
B2C - Business to Customer 10 Inside Sales - Vendas Internas 26
Customer Experience -
B2G 10 Experiência do Cliente 18 Jornada De Compra 27
CAC - Customer Acquisition Cost 11 Deal 19 KPI - Key Performance Indicators ou
Indicadores Chaves de Performance 28
Cadência de Prospecção 11 Decision Maker 19
Key Account 28
Challenger Sales 12 Downsell 19
Landing Page 29
Efeito Sanfona 20
ÍNDICE

Lead 29 PDC - Prova de Conceito ou POC - SWOT 43


Lead Scoring 29 Proof of Concept 37 Taxa de Conversão 44
Lead Response Time 30 Pipeline de Vendas 37 Taxa de Fechamento 44
Lead Tracking 30 Pitch de Vendas 37 Ticket Médio 44
Levantada De Mão 30 Playbook de Vendas 38 Upsell 45
Lost 31 Pré-vendas 38 Venda Complexa 46
Low Touch Sales 31 Prospecção 38 Venda Consultiva 46
LTV - Lifetime Value of Customer ou Valor Prospect 39 Venda Direta 46
do Tempo de Vida de um Cliente 31 PQLs - Product Qualified Leads 39 Venda Simples 47
Método De Vendas 32 Ramp Up 40 VSO 47
MQL - Leads Qualificados pelo Rapport 40 VGV 47
Marketing 32 ROI - Retorno Sobre Investimento 40 XaaS 48
MVP (Minimum Viable Product) 33 SAAS - Software as a Service 41 Yellow Flag 49
MRR - Receita Recorrente Mensal 33 SAL - Sales Accepted Lead 41
NPS - Net Promoter Score 34 SELF - Service Sales 41
Nutrição De Leads 34 SDR - Sales Development
Onboarding 35 Representative 42
Opportunity 35 SLA (Service Level Agreement) 42
OPPS 36 Spin Selling 43
Outbound 36 SQL - Sales Qualified Leads 43
Outside Sales - Field Sales 36 SR - Sales Representative 43
Com tantas atualizações no mercado comercial, será que você está por
dentro de todos os termos de vendas que estão sendo utilizados?

Após a explosão de novas tecnologias e da utilização dos meios digitais


para vender e interagir com os clientes, novas expressões surgiram e
outras foram aprimoradas. A interação entre os times de Marketing e
Vendas intensificou ainda mais essa situação.

Para que você se mantenha sempre atualizado, resolvemos


compartilhar um guia com as principais expressões que estão sendo
utilizadas na área de vendas.

Esperamos que ele possa ajudar você a dar ainda mais praticidade às
funções da sua empresa.

Não deixe de conferir!


TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

AE OU ACCOUNT EXECUTIVE
É o vendedor que tem a função de tratar da venda com os SQLs
– leads qualificados para venda.

AIDA – ATTENTION, INTEREST, DESIRE AND


ACTION
São etapas de comportamento do consumidor quando
se engaja em algo. O foco da AIDA é aumentar a taxa de
conversão analisando as ações do lead.

AQUISIÇÃO
Estratégias para obtenção de clientes para as empresas. No
funil de marketing, este termo se refere à primeira etapa do
funil de marketing. A aquisição está relacionada com a atração
de novos visitantes para conversão em leads. Através da
aquisição, os leads podem ser conduzidos pelas etapas do funil
até chegarem na fase de fechamento.

5
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

BANT
A metodologia BANT é a sigla que indica: Budget (Orçamento),
Authority (Autoridade), Need (Necessidade) e Time (Prazo).

Permite identificar e qualificar um cliente em potencial. Essa


metodologia possui 4 requisitos, nas quais o lead precisa
cumprir ao menos 3 para passar para a próxima etapa.
Ou seja, é necessário que tenha orçamento para adquirir
o produto/serviço, que seja o tomador de decisão, tenha
necessidade e esteja no tempo certo de compra.

Assim, a negociação pode evoluir de forma mais produtiva e


assertiva.

BDR - BUSINESS DEVELOPMENT


REPRESENTATIVE (BDR)
É o profissional que atua na geração de leads qualificados
através de prospecção ativa (abordagem outbound),
utilizando recursos como cold call, cold e-mail e social selling.
Também pode ser utilizado para designar o profissional que
é responsável por encontrar novas oportunidades ou novos
clientes para um determinado produto.

6
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

BENCHMARK
Termo utilizado para se referir a uma empresa, negócio ou
time, que seja referência ou tenha alcançado sucesso com
algum KPI ou estratégia específica.

BENCHMARKING
É a ação de comparar a performance de processos e métricas
de uma área específica (Vendas, Marketing, Desenvolvimento
etc.) norteado por uma empresa que seja referência no
mesmo segmento de mercado.

BLACKLIST
Motivos ou condições que implicam na saída do lead do
funil de vendas. Ou seja, critérios que fazem com que o lead
deixe de ser um potencial cliente e volte a ser nutrido pelo
marketing.

7
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

BSC - BALANCED SCORECARD


A balanced scorecard é um tipo de metodologia de avaliação
do desempenho da empresa, que, diferentemente das outras,
utiliza indicadores financeiros e também não financeiros.
Serve como apoio à gestão, especialmente na definição de
estratégias.

BUDGET (ORÇAMENTO)
O significado de budget é orçamento. Geralmente é utilizado
nas empresas para identificar o orçamento periódico das
empresas, inseridas as variáveis de custos, despesas e receitas.
Esse critério é muito utilizado pelas equipes de marketing ou
pré-vendas para identificar se o lead tem budget (orçamento)
para contratar seu produto ou serviço e assim passar adiante
no funil.

8
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

BUYER JORNEY - JORNADA DO


COMPRADOR
A jornada do comprador busca compreender e guiar o
consumidor na decisão de compra. Basicamente ela se divide
em três estágios: de consciência (awareness), de consideração
(consideration) e decisão (decision).

De acordo com as buscas feitas pelo consumidor,


especialmente através da internet, as áreas de marketing
e vendas conseguem identificar em qual dos estágios ele
se encontra e, assim, buscam solucionar a necessidade
apresentada.

BUYING SIGNAL
São sinais que os leads dão para demonstrar que estão
propensos a comprar. Esses indicativos indicam ao vendedor
que devem avançar nas negociações.

9
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

B2B - BUSINESS TO BUSINESS


Essa sigla se refere às empresas que realizam negócios com
outras empresas. Resumidamente, é quando o comprador do
produto ou serviço é uma outra empresa e não uma pessoa
física.

B2C - BUSINESS TO CUSTOMER


O B2C é quando a empresa faz negócios com um consumidor
que é pessoa física.

E aí, sua empresa é B2B ou B2C?

B2G
Business to Government, empresas que vendem para o
governo. Pode também ser conhecida como B2T - Business to
Territory.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CAC - CUSTOMER ACQUISITION COST


É um indicador de quanto custa o cliente, tendo em vistas os
gastos com marketing e vendas.

Por exemplo, em um mês você teve um gasto de R$ 50.000,00


somando as duas áreas e gerou 50 clientes, assim o seu CAC
foi R$1.000,00 por cliente (50.000 / 50 = 1000).

É um dos indicadores chaves para analisar o ROI.

CADÊNCIA DE PROSPECÇÃO
A cadência de prospecção é a sequência de atividades
preestabelecidas em etapas sistematizadas realizadas por
diferentes canais com o objetivo de aumentar a chances de
estabelecer contato com um lead ou prospect. Geralmente
feita utilizando um CRM ou ferramentas específicas como
Meetime e Ramper.

11
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CHALLENGER SALES
É uma das mais novas técnicas de vendas do mercado e foi
extraída do livro: The Challenger Sales: Take Control of the
Customer Conversation.

Mais de 6.000 profissionais de vendas tiveram dois grandes


insights:
A empresa deve gerar valor ao cliente antes mesmo da
venda, pois a experiência de compra é determinante para o
fechamento.

Concluíram a existência de 5 perfis de vendedores


(workaholic, desafiador, construtor de relacionamento, lobo
solitário, solucionador de problemas), sendo a performance
do challenger (desafiador) superior aos outros.

CHURN RATE
É um indicador importante, especialmente para empresas SaaS
(Software as a Service), pois avalia a quantidade de clientes
que cancelaram o serviço após certo período de tempo. A taxa
de Churn Rate é importantíssima, especialmente para avaliar a
qualidade do software e qual a estratégia traçar para reduzir
esse índice.

12
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CICLO DE VENDAS
É o tempo médio que se leva para fechar uma venda. Esse
ciclo varia muito de empresa para empresa e também da
complexidade ou não do produto ou serviço.

CPL
É a sigla para Custo por Lead. Esta métrica diz respeito ao
investimento total de mídia em determinada campanha ou
anúncio, dividido pelo número de leads gerados. Essa métrica
também poderá ser mensurada com os custos totais de
Marketing (mídia, equipe, agência, etc.).

CPC
CPC é a sigla para Custo por Clique. Com esta métrica é
possível saber quanto você está pagando por cada clique
no seu anúncio. O CPC ajuda você a verificar se o anúncio
está segmentado da maneira correta, isto porque se uma
campanha ou ADS tem muitos cliques e pouca conversão,
pode haver algo errado com o público, o canal, ou até mesmo
com a localização em que está sendo veiculado.

13
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CLOSERS
Esse é o profissional das vendas com a função de acabar com
as possíveis objeções apresentadas pelos SQLs, fazendo com
que eles assinem o contrato.

COACHING
Coaching, do inglês treinamento, é um processo ou uma
metodologia definida como um mix de recursos que utiliza
técnicas, que aceleram o processo de crescimento de um
indivíduo visando objetivos gerais ou focando em objetivos
específicos. Quando aplicado a vendas, o coaching tem como
objetivo desenvolver e lapidar competências e habilidades
que permitam ao líder ou vendedor alcançar suas metas de
maneira mais assertiva e com maior velocidade, mantendo
ritmo e consistências no alcance desses resultados.

COLD CALL
Em tradução simples o cold call é uma ligação fria, ou seja,
é o primeiro contato realizado com um cliente sem que
tenha existido qualquer comunicação anterior. O famoso
‘telemarketing’ É o tipo de ligação que não se encaixa na
abordagem de Inbound Sales, por exemplo.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

COLD MAIL
Semelhante ao Cold Call, mas o contato é feito por email.

CONVERSÃO
A conversão é entendida como o momento que um lead
realiza uma ação esperada após uma interação realizada pelo
marketing. Por exemplo: quando solicita um contato através
de um call-to-action, quando se cadastra em uma Landing
Page para acessar um material etc.

A taxa de conversão é uma métrica importante para avaliar o


engajamento dos visitantes com determinados materiais ou
páginas, ou ainda, entre leads e fechamentos de vendas, para
aferir a qualidade dos MQL’s fornecidos pelo marketing ao
time de vendas.

O termo também pode se referir à conversão de leads em


vendas ou de etapas específicas do funil para vendas. A
conversão é medida em percentual e pode ser aplicada
a quaisquer fases do funil de marketing e vendas, sendo
popularmente utilizada na conversão de visitantes em leads.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CTA - CALL-TO-ACTION
Literalmente significa “chamada para ação”. É uma mensagem
que pode ser transmitida através de uma imagem, botão
ou link, com um convite atrativo para que o lead realize uma
ação. Exemplo: CLIQUE AQUI para baixar uma material. Nessa
chamada o lead fornecerá seus contatos em troca de algo de
valor, um conteúdo rico: uma palestra, um e-book ou planilha.

CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP


MANAGEMENT
Em português é traduzida como Gestão do Relacionamento
com o Cliente e tem como finalidade focar as ações da
empresa a um melhor atendimento aos consumidores,
antecipando as necessidades e proporcionamento uma
comunicação mais personalizada.

16
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CRM DE VENDAS
A Gestão do Relacionamento com o cliente (CRM - Customer
Relationship Management) se desenvolveu e as empresas
passaram a investir no relacionamento com o seu público.
Na área de vendas, a necessidade de controle dos processos
também se ampliou e foram desenvolvidos softwares para
alinhar essas duas necessidades.

Assim, surgiram os CRM de Vendas, que são ferramentas


online que auxiliam nas atividades de vendas da empresa,
organizando as tarefas dos vendedores e o controle por parte
dos gestores.

Se tornaram cada vez mais necessários, visto que a plataforma


permite o armazenamento das informações dos leads em
um único ambiente e constrói as fases do funil de vendas,
otimizando tempo e custos para a equipe.

CROSS SELLING - VENDA CRUZADA


A venda cruzada é uma prática para aumentar o ticket médio
da empresa, consiste em vender um serviço ou produto
junto à compra principal, geralmente complementando suas
funcionalidades. Um exemplo seria oferecer um cartão de
memória junto à câmera fotográfica.

17
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

CUSTOMER SUCCESS - SUCESSO DO


CLIENTE
Essa área da empresa busca garantir que o cliente tenha
um retorno sobre seu investimento. Com isso garantem a
satisfação e retenção dos clientes, desenvolvendo promotores
orgânicos para empresa.

CUSTOMER EXPERIENCE - EXPERIÊNCIA DO


CLIENTE
É o desenvolvimento da percepção do consumidor durante seu
relacionamento com a empresa, incluindo as etapas de
pré-venda e pós-venda.

18
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

DEAL
Deal é negócio em inglês. Termo utilizado como sinônimo de
negócios que estão sendo trabalhando dentro do pipeline do
vendedor.

DECISION MAKER
É como chamamos o decisor do negócio. Pode ser o CEO,
um sócio, um diretor, um gestor etc. O decision maker
corresponde ao A da metodologia BANT, pois ele é a
autoridade que pode decidir por fechar um negócio ou não.

DOWNSELL
Ocorre quando o cliente contrata determinado pacote de
serviços, mas ainda na vigência do contrato pede para reduzir
o que foi contratado, diminuindo o valor a ser pago.

Essa prática chama-se downsell e prejudica bastante a


empresa, aumentando a taxa de churn.

19
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

EFEITO SANFONA
O efeito sanfona é resultado de um desequilíbrio no pipeline.
Geralmente ocorre quando o funil está cheio em apenas uma
das fases, ou quando as vendas estão concentradas em um
período específico do mês por exemplo: muitos negócios em
prospecção no início do mês ou vendas realizadas apenas na
última semana.

O efeito sanfona é totalmente prejudicial para o time,


principalmente quando se trata de vendas consultivas, já que
além de haver um consumo significativo dos leads, o vendedor
tende a tentar fechar negócios rapidamente, o que não só
afeta seu desempenho durante a call, como também faz com
que ele descarte leads mais rápidos, pois prefere focar nos
leads que demonstram maior oportunidade de fechamento.

EFEITO SERROTE
Quando não há constância nos resultados. Quando uma
operação comercial está sob o efeito serrote, os resultados do
time tendem a melhorar muito em um mês para em seguida
piorarem visivelmente.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

FARMERS
Os vendedores farmers (fazendeiros) investem tempo no
cultivo do relacionamento com o cliente e têm uma postura
um pouco menos agressiva dos que os vendedores hunters.

Não são indicados quando a empresa precisa de resultados


rápidos, pois esse perfil tende a demorar mais para fechar as
vendas.

Em contrapartida, desenvolvem um bom relacionamento com


os consumidores e são indicados para operações de venda
recorrentes, através do relacionamento com uma carteira de
clientes.

FIELD SALES
Também conhecida como vendas de campo, ou seja, vendas
externas. São negócios fechados fora da estrutura física da
empresa que irá vender o serviço ou produto, quando há
visitas e reuniões na estrutura do cliente. Este tipo de venda
acaba sendo mais consultiva, pois o vendedor naquele
momento está exclusivamente disponível para o cliente e
pode, além de tirar todas as suas dúvidas, entregar mais valor
sobre seu produto ou serviço.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

FLUXO DE CADÊNCIA
O fluxo de cadência dá ritmo e organização à gestão,
sistematizando o processo de vendas com estratégias pré-
fixadas.

A estratégia 7x7, por exemplo, indica que na fase de pré-


conexão sejam feitos pelos menos 7 contatos com o lead
durante os 7 primeiros dias.

FOLLOW-UP
É o acompanhamento das etapas da vendas, gerando
sensibilidade no vendedor em perceber quando o lead está
preparado para passar para a próxima fase.

FUNIL DE VENDAS
O funil de vendas é a demonstração em etapas da jornada de
compra do cliente, que geralmente vai da prospecção até o
fechamento.

Se chama assim tendo em vista que o número de leads vai


diminuindo à medida que o processo chega mais perto da
finalização, ou seja, se afunila assim como um funil.
Ter um funil de vendas bem definido é essencial para
aumentar a taxa de conversão, facilitando as atividades dos
vendedores e do gestor.

22
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

GANHO
Este termo é utilizado para indicar que um lead fechou negócio
ou está em fase de assinatura de contrato. Em alguns casos,
também é utilizado quando um lead atende os gatilhos de
passagem e pode seguir para a fase de oportunidade.

GATILHO DE PASSAGEM
Os gatilhos de passagem são regras estabelecidas ou
condições necessárias para que um lead possa avançar de
uma fase para outra no pipeline. No SLA de marketing e
vendas, os gatilhos de passagens também precisam ficar claros
para ambos o time de forma que a informação flua da maneira
correta, assim o marketing só entregará aos time de vendas
leads que atendam as condições acordadas entre ambos.

GATEKEEPERS
São os profissionais responsáveis por filtrar ou até mesmo
impedir tentativas de contatos com os decisores. Conhecidos
como guardiões dos portões, podem ser estagiários,
secretários, analistas e em alguns casos até gestores etc.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

HR - HAND RAISED
Levantada de mão, é quando um lead solicita um contato
ativamente, através de uma CTA, orçamento, e-mail ou
telefonema para empresa.

HIGH TOUCH SALES


Este termo é utilizado para definir vendas complexas. Isto
porque, no high touch sales existe a necessidade de muitas
interações entre cliente e vendedor. Geralmente, está ligado
com um serviço ou produto de alto valor, como um carro, uma
casa, ou até mesmo um SaaS.

HUNTERS
Lembra dos vendedores farmers? Os hunters (caçadores) são
justamente o inverso.

Eles têm uma postura mais agressiva e buscam fechar a


venda rapidamente, focados na busca de novos clientes. Eles
aumentam as vendas das empresas através de clientes novos.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

ICP - IDEAL CUSTOMER PROFILE


O ICP, em português Perfil Ideal do Cliente, é um conjunto de
parâmetros definidos por cada negócio ou empresa que leva
em consideração características dos seus clientes ideais. Isto
porque, o ICP tende a apresentar menos objeções ao produto
ou serviço daquela empresa.

Alguns fatores considerados para definição de um ICP:


engajamento com seu produto ou serviço, o mercado de
atuação, tamanho do time de vendas, FIT etc.

IMPRESSÕES
É uma métrica que indica quantas vezes um anúncio foi
exibido, seja no Google ou Facebook Ads. Não é indicado que
essa métrica seja avaliada isoladamente, já que não indica
quantas pessoas viram de fato. Por isso, o ideal é analisá-la
levando em consideração o CPC e o CPL da campanha.

25
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

INBOUND SALES
Inbound Sales é uma abordagem de vendas que visa conduzir
o lead gradualmente no processo de compra. Assim, utiliza
técnicas menos invasivas do que os métodos tradicionais,
educando o consumidor durante a jornada de compra, até que
esteja preparado para o fechamento.

INSIDE SALES - VENDAS INTERNAS


O Inside Sales também é conhecido como vendas internas, ou
seja: o vendedor não tem contato presencial com o cliente.
Geralmente utilizam ferramentas como Skype e Voip, e todo o
processo é eletrônico.

Não é a mesma coisa que Telemarketing, entre as principais


diferenças: o Inside Sales geralmente é usado para vendas
B2B.

26
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

JORNADA DE COMPRA
É o caminho percorrido pelo cliente até o fechamento.

Essa jornada se inicia quando o cliente reconhece que tem


uma necessidade ou desejo (em alguns casos problema),
a partir desse momento ele busca informações sobre os
produtos ou serviços que satisfaçam sua necessidade, depois
avalia alternativas disponíveis no mercado e por fim decide
pela compra, fazendo uma avaliação pós-compra para fechar a
jornada.

Também é conhecida como jornada do comprador ou jornada


de compras do clientes.

27
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

KPI - KEY PERFORMANCE INDICATORS OU


INDICADORES CHAVES DE PERFORMANCE
São métricas definidas para serem acompanhadas no
desenvolvimentos dos projetos de execução, analisando o
desempenho daquela ação.

KEY ACCOUNT
É o executivo de contas chave, normalmente, gestor das
maiores contas.

28
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

LANDING PAGE
Landing page é uma página de cadastro com um objetivo claro
e específico: tentar obter dados do prospect, como nome,
e-mail, telefone. Geralmente utilizada em materiais ricos
(eBook, infográficos, diagnósticos gratuitos etc.) ou páginas de
contato para solicitação de orçamento.

LEAD
O lead é um potencial cliente, que demonstrou algum
interesse no produto ou serviço da empresa e deverá ser
nutrido pelo marketing ou pela área de vendas até que esteja
preparado para a compra.

LEAD SCORING
É uma maneira do marketing atribuir pontuações aos leads
atraídos por Inbound, de acordo com suas ações dentro do
funil de marketing, por exemplo: baixar determinado eBook,
entrar em determinada página, etc.

Ele serve para indicar ao time de marketing se aquele lead está


preparado ou não para ser enviado ao time de vendas.

29
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

LEAD RESPONSE TIME


Este termo significa “tempo de resposta ao lead” e refere-se
ao tempo levado para realizar um primeiro contato ou follow-
up de um lead que realizou uma interação com uma empresa
(seja ligando, enviando e-mail ou preenchendo um formulário
numa landing page). Por exemplo, ao preencher uma Landing
Page de Contato, o lead recebeu um retorno em 2 horas.

LEAD TRACKING
O Lead Tracking é uma ferramenta utilizada por softwares
de automação de marketing e permite que você monitore
as páginas mais importantes do seu site e interaja de forma
personalizada com seus leads. Permite descobrir, por exemplo,
quando seus leads visitam suas páginas, quais páginas
eles estão acessando e no que estão interessados, desde a
primeira visita.

LEVANTADA DE MÃO
Ocorre quando o lead solicitado um contato ativamente. Por
exemplo: quando o lead clica em uma CTA “quero falar com
um consultor”. Tradução de HR - Hand Raised.

30
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

LOST
A tradução de lost é ‘perdido’. Em vendas, usamos essa
nomenclatura para indicar os leads que foram perdidos no
decorrer do processo, de acordo os motivos preestabelecidos.

LOW TOUCH SALES


São vendas que ocorrem com pouca ou nenhuma interação
do cliente com um vendedor, e geralmente diz respeito a
vendas com baixo investimento. A Amazon é um exemplo de
low touch sales. O cliente entra no site, seleciona o produto,
escolhe como gostaria de recebê-lo e paga por ele sem
precisar do auxílio de um vendedor.

LTV - LIFETIME VALUE OF CUSTOMER OU


VALOR DO TEMPO DE VIDA DE UM CLIENTE
É conhecido pela sigla LTV e representa o ciclo de vida de um
cliente dentro da empresa. Essa análise é interessante para
verificar quanto é o lucro líquido, quantas transações e quanto
tempo ele fica como consumidor ativo na empresa.

A fórmula é a seguinte: LTV = (MRR médio por conta X Tempo


de vida do cliente / Taxa de evasão do cliente).

31
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

MÉTODO DE VENDAS
É um documento desenhado de acordo com a particularidade
e necessidade de cada time de vendas. É como um manual,
que orienta o time sobre a postura, o comportamento e, até
mesmo, sobre o mindset adequado para manter ritmo e
consistência no batimento de metas e vendas, conquistando
seus sonhos e objetivos profissionais e pessoais.

O método de vendas apresenta exemplos que devem


ser utilizados e aqueles que devem ser evitados, a fim de
padronizar o atendimento de todo time de vendas, sem, é
claro, limitar a criatividade individual de cada um.

MQL - LEADS QUALIFICADOS PELO


MARKETING
É o lead que, de acordo com o marketing, está preparado a
ser um possível cliente e geralmente se encontra no meio do
funil, passível a ser trabalhado pela equipe de vendas. Para
o marketing qualificar esse lead, é necessário que alguns
critérios sejam cumpridos. Esses requisitos são definidos em
conjunto entre os times de marketing e vendas.

32
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

MVP (MINIMUM VIABLE PRODUCT)


Trata-se de uma versão protótipo de um produto com a
finalidade de testar o modelo de negócios de uma empresa.
É a prática de observar e coletar dados sobre clientes e
criar situações práticas de negócio que façam com que a
startup aprenda rapidamente o que falta para aplicar preços,
funcionalidades.

MRR - RECEITA RECORRENTE MENSAL


É o valor arrecadado pela empresa mensalmente, no modelo
de compra de assinatura recorrente.

Os SaaS geralmente utilizam a sigla NMRR para se referirem ao


valor mensal das compras.

33
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

NPS - NET PROMOTER SCORE


O NPS é um índice de análise, pois avalia a nota que o cliente
dá ao produto ou serviço, variando de 0 a 10. As notas de 0 a
6 dizem que o cliente não ficou muito satisfeito, 7 a 8 indicam
indiferença e as notas 9 e 10 demonstram que o cliente será
um possível promotor da sua marca.

NUTRIÇÃO DE LEADS
Muitos leads qualificados ainda não estão preparados para a
compra. A função da nutrição de leads é justamente conduzir
o lead no processo de vendas até que esteja capacitado para
passar para a etapa seguinte no funil, até fechar negócio.

34
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

ONBOARDING
É a fase de ativação, ou seja, é o processo de implementação
após o fechamento do negócio. Pode incluir etapas como
diagnóstico, implementação técnica, configurações de
softwares e consultoria. Em SaaS, refere-se ao processo que
novos usuários passam para começar a utilizar as ferramentas.

OPPORTUNITY
Em português, oportunidade geralmente é a fase do
pipeline onde o lead aceitou conversar com um vendedor
após a qualificação do SDR, e tem grande potencial para o
fechamento.

OPPS
É um sigla muito utilizada como uma das etapas de vendas,
que significa que o lead virou uma oportunidade de negócio
para o vendedor.

De acordo critérios preestabelecidos, a pessoa responsável


na equipe de vendas identificará se aquele lead tem potencial
de virar cliente e seguirá com ele durante o funil, tentando
convertê-lo em vendas.

35
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

OUTBOUND
Essa é uma forma tradicional de marketing, no qual o papel
da marca na prospecção de clientes é mais ativa. Enquanto
o Inbound nutre o lead para que ele mesmo venha até a
empresa, o outbound cumpre uma função mais impositiva de
atração e vai em busca de seus potenciais clientes.

OUTSIDE SALES - FIELD SALES


Ao contrário da Inside Sales, a outside sales é a venda
de campo. Nesse caso, o contato entre vendedor e lead
é presencial e necessita do vendedor uma postura física
apresentável, visto que estará representando a imagem da
empresa.

36
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

PDC - PROVA DE CONCEITO OU POC -


PROOF OF CONCEPT
Metodologia utilizada como parte do processo de vendas
muito complexas para provar a viabilidade ou ROI da solução.
Por exemplo: como sistemas ERP, novas tecnologias para
segurança ou monitoramento. Normalmente a empresa
vendedora instala a solução em uma amostra pequena para
provar o valor para o comprador.

PIPELINE DE VENDAS
O significado de Pipeline de Vendas está ligado à funil de
vendas, representando assim, as etapas que o lead passa no
processo de vendas até a conversão.

Os CRMs de Vendas têm com uma das principais funções


representar o pipeline da empresa em uma plataforma online
com praticidade de manuseio e boa visibilidade.

PITCH DE VENDAS
Conhecido como discurso de vendas, com a finalidade de
justificar a decisão de compra do cliente.

37
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

PLAYBOOK DE VENDAS
É um guia desenvolvido com o objetivo de garantir fidelidade
ao processo de vendas, análises de qualidade e padronização
do trabalho desenvolvido pelos vendedores. Esse documento
base garante que a condução das atividades da equipe
sejam mais efetivas e que todo o processo seja embasado e
integrado, aumentando o desempenho do time. Descreve o
processo, gatilhos de passagens, indicadores de conversão,
sugestões de pitchs e templates necessários para o aumento
da produtividade de vendas.

PRÉ-VENDAS
Processo de qualificação de leads através de critérios
predefinidos. O pré-vendas (ou SDR) realiza o primeiro contato
com o lead e define se ele deve ou não ser passado para um
Closer ou representante de vendas para continuar o processo
de fechamento.

PROSPECÇÃO
Estratégia de captação de clientes de forma ativa. Ou seja, os
vendedores vão até os possíveis clientes através de diferentes
canais (email, telefone, etc.), sem a solicitação dos mesmos.

38
TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

PROSPECT
Muitas vezes é confundido com o conceito de lead, mas está
em uma etapa anterior a este.

Eles fazem parte da etapa de prospecção, poderão ser


descartados (falta de perfil ou timing errado) ou poderão se
tornar leads caso demonstrem interesse.

PQLS - PRODUCT QUALIFIED LEADS


São clientes que utilizaram um produto ou serviço de maneira
gratuita e que apresentaram o interesse em evoluir a conta
para o modo de assinatura.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

RAMP UP
Ramp up significa literalmente: “rampear”, ou seja, a rampa
de crescimento dos novos vendedores, associada a curva
de aprendizado e a construção do potencial de novos
vendedores, de forma que ao final do processo eles consigam
apresentar ritmo e consistência no batimento de metas. O
tempo de ramp up é uma das métricas mais vitais de uma
operação comercial, já que indica a que velocidade você
consegue repor seu time de vendas e ganhar escala.

RAPPORT
É um termo muito usado por vendedores que estabelecem
uma conexão agradável com os clientes. Rapport está ligado à
empatia, assim, quando há uma boa relação entre as partes,
possivelmente uma relação de confiança nascerá dali.

ROI - RETORNO SOBRE INVESTIMENTO


É a relação entre o retorno que o cliente trouxe com aquilo
que foi gasto. Para calcular basta verificar quanto ganhou
(ou perdeu) com o cliente e dividir pelo que foi investido em
prospecção.

Um ROI maior que 1 significa ganho, enquanto menor que 1


demonstra que você está gastando mais do que recebendo.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

SAAS - SOFTWARE AS A SERVICE


É um programa de computador que oferece serviços ao
seu usuário. Por isso são conhecidos como softwares como
serviços.

O nosso CRM de Vendas, por exemplo, é um SaaS.

SAL - SALES ACCEPTED LEAD


São os leads aceitos pela equipe de vendas para continuar na
condução do funil de vendas. Ou seja, dos MQLs enviados pelo
marketing, quais realmente cumprem os requisitos e podem
ser trabalhados pelo vendedor? Em algumas empresas, quem
fica responsável por essa etapa é o pré-vendedor (SDR).

SELF - SERVICE SALES


É um modelo de vendas totalmente automatizado, sem
qualquer contato humano com o comprador. Dessa forma,
o cliente tem total autonomia para prosseguir na compra,
mediante a ajuda do sistema.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

SDR - SALES DEVELOPMENT REPRESENTATIVE


É também conhecido como pré-vendedor. Ele exerce o papel
intermediário entre o marketing e vendas. É uma maneira de
qualificar os leads, de forma que seja passado ao vendedor
apenas contatos com mais chances de conversão. Isso
dá produtividade a toda a equipe e evita que o vendedor
desperdice tempo com leads desqualificados.

SLA (SERVICE LEVEL AGREEMENT)


Essa sigla traduzida significa o Acordo de Nível de Serviço
realizado entre os times de marketing e vendas. Esse acordo
é importantíssimo para o desempenho das duas equipes, pois
ele fará com que ambos trabalhem de acordo os mesmos
padrões e objetivos.

O SLA serve para que o time de marketing saiba exatamente


qual tipo de lead seu time de vendas suporta receber e tem
condições de trabalhar. Dessa forma, não enviar só fillets
mignons e também não envia qualquer ‘coisa’, gerando
demanda que os vendedores não conseguem suprir.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

SPIN SELLING
É uma metodologia que traz orientações sobre quais são as
perguntas certas de se fazer em um processo comercial. Para
aplicar a técnica e aumentar as taxas de fechamento nas suas
vendas, você pode fazer perguntas baseadas em 4 palavras:
Situação, Problema, Implicação e Necessidade.

SQL - SALES QUALIFIED LEADS


Possui as mesmas características de um SAL, mas quem o
caracteriza assim é o time de marketing.

SR - SALES REPRESENTATIVE
Nada mais é do que o representante de vendas da empresa,
ou seja, o próprio vendedor.

SWOT
A análise SWOT ajuda a identificar as forças (strength),
fraquezas(weaknessess), oportunidades (opportunities) e
ameaças (threats) da empresa, para traçar estratégias eficazes.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

TAXA DE CONVERSÃO
A taxa de conversão serve para medir os resultados
alcançados em determinada ação.

Na área de vendas, por exemplo, você pode medir qual foi a


taxa de conversão de prospects que se tornaram leads, ou de
leads que fecharam a venda.

Analisar as taxas entre as fases do funil de vendas é


importante para verificar em qual etapa está havendo mais
gaps e quais fatores podem estar influenciando.

TAXA DE FECHAMENTO
Esta métrica corresponde ao número de negócios fechados
comparados com o números de leads qualificados trabalhados
em determinado período. Esta é uma métrica importante para
avaliar o desempenho individual de cada vendedor e da sua
operação de vendas.

TICKET MÉDIO
É a média de valores que o cliente compra na sua empresa.
Para calcular basta dividir o montante das vendas pelo número
de clientes que geraram essas compras.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

UPSELL
Nessa situação, ao contrário do downsell, o cliente contratou
determinado pacote, mas no decorrer do contrato comprou
mais serviços ou produtos, aumentando o valor mensal pago
(MRR).

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

VENDA COMPLEXA
A venda complexa depende de várias etapas de um processo
de vendas bem definido para que funcione. Neste tipo de
venda o vendedor assume um papel mais consultivo e precisa
fazer com que o prospect ou lead veja valor no serviço ou
produto.

Em vendas complexas é necessário conhecer muito bem


as dores do lead ou prospect, além de ter um conhecimento
profundo da solução que está sendo vendida.

VENDA CONSULTIVA
Venda em que o executivo ou vendedor atua como um
consultor e expert no produto ou serviço. Oferecendo soluções
personalizadas para a necessidade do cliente. O consultor
deve fazer todo processo de forma suave e sem “empurrar”
soluções que o cliente não precisa.

VENDA DIRETA
Vendas feitas diretamente do vendedor para os clientes sem a
necessidade de intermediários ou pontos fixos. Muito comum
em vendas de cosméticos e distribuidores de grandes marcas.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

VENDA SIMPLES
Geralmente utilizada para definir vendas realizadas por
vendedores de varejo em lojas, shoppings etc. É considerada
uma venda simples, porque o cliente que vai até a loja já
demonstra interesse pelo produto ou serviço vendido, o
papel do vendedor é apenas convencê-lo a comprar naquele
momento.

VSO
Venda sobre oferta , termo utilizado no mercado imobiliário.
Expressa o Volume Geral de vendas sobre o valor do estoque
disponível em reais.

VGV
Volume Geral de Vendas, termo utilizado no mercado
imobiliário para vendas.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

XAAS
X as a service - atuação como serviço. Assim como existe SaaS
Software as a Service, outros segmentos pegaram carona
no termo. Por exemplo EaaS - Energy as a Service, IaaS -
Infrastructure as a Service.

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TERMOS DE VENDAS ATUALIZADOS

YELLOW FLAG
Bandeira de sinalização para a melhoria de resultados dos
executivos de vendas. Um sales executive que recebe yellow
flag terá um acompanhamento mais próximo e precisa reagir e
entregar resultados para não receber red flag!

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